Por Isa Faggion
No meu último artigo, te falei sobre peças super confortáveis pra usar no home office e fora dele, quando a vida lá fora voltar.
Agora eu vou te dar dicas bem específicas pra fazer bonito na reunião por videoconferência.
Lembre-se que a tela do computador forma uma espécie de moldura para seu rosto e colo. A parte superior será o ponto focal da sua produção.
Vestir-se é pensar na mensagem que você quer transmitir. Ainda que você esteja em home office e vá dar preferência a peças mais maleáveis e confortáveis, lembre-se de que a sua imagem profissional estará em jogo.
O seu comportamento na empresa não pode estar dissociado da impressão que passa trabalhando de casa.
Pense em como é o seu ambiente de trabalho em uma rotina normal na empresa. Se você faz parte de um mundo corporativo mais formal, que pede calça social, alfaiataria, saias e vestidos com cortes mais retos, sem muita estampa ou cor intensa, leve elementos ou toques desse dia a dia para a rotina virtual.
Mas, em casa, aposte em tecidos mais leves, desestruturados para trazer mais conforto, algo que também comentei no último artigo.
Já para profissões e ambientes de trabalho que permitem maior liberdade e criatividade na hora de se vestir, você pode ousar um pouco mais com cores, padronagens, volumes, texturas, mas sempre com bom senso e respeitando o seu estilo próprio!
1º passo
Em primeiro lugar, pense no ambiente. Para fazer sua vídeo call, dê preferência a um ambiente da sua casa com boa iluminação.
O ideal é com luz natural indireta, ou seja, próximo de uma janela, absorvendo a claridade difusa que entra.
Mas, se não for possível, ou se a reunião for à noite, aposte em um local com algum tipo de abajur, arandela, lustre. Ou, até mesmo, uma luz de led como a ring light que usamos para as selfies do Instagram.
Feche janelas para evitar ao máximo o ruído. Mas fique tranquila se o cachorro latir ou algum outro barulho surgir.
Não podemos controlar tudo à nossa volta (mas podemos tentar minimizar adversidades)! O ideal é usar fones de ouvido para captar mais a sua voz e menos o som ambiente.
E aqui uma dica de ouro pra vida em Zoom ou Skype: áudio sempre fechado quando entrar na reunião e quando não estiver falando, ok?
A postura é importante. Nada de atender aos vídeos na cama com laptop e celular apoiados.
Aliás, se você vai atender a chamada via celular, um mini tripé te ajuda a se posicionar melhor na tela, além de te dar mais conforto.
Por fim, preste atenção à cena como um todo.
Mora com mais pessoas? Tente se posicionar fora da passagem dos seus familiares, evitando situações mais constrangedoras.
E, claro, pra tornar toda a experiência positiva, evite aquele canto da casa em que o sinal do wi-fi ou 4g é mais fraco e te derruba da reunião a todo momento.
Arrasando na telinha
Aqui, o ponto focal da sua produção é na parte superior!
Dentro do que mais te representa, uma dica é apostar em assimetrias, recortes e volumes. Pode ser uma manga bufante, uma transparência sutil, uma gola diferente ou um ombro levemente de fora.
A estampa em escala maior também pode causar um efeito interessante.
Mas, se o seu look é mais básico e neutro, valorize os acessórios. Maxi brincos, jogo de colares, um lenço no pescoço. Presilhas ou tiaras também dão um toque a mais na produção e estão super em alta.
A make básica do dia a dia pode ganhar um up com uma cor de batom mais intensa e valorizar sua imagem no vídeo.
Acima de tudo, sinta-se pronta e animada para o trabalho. E vestir-se para ele nos ajuda a manter a nossa energia vibrando bem alto, para que possamos continuar produzindo e tirando o máximo de proveito desse momento incerto que estamos vivendo.
Tenho certeza que você vai levar todas essas dicas também para o seu trabalho off-line quando tudo passar!
ความคิดเห็น