Como é feito o teste de análise cromática?

Atualizado: Jul 30

Por Juliana Berman


Esse é um serviço que tem vários nomes Análise de Coloração Pessoal, Teste de Cor ou Análise Cromática. Ufahhh!!!!


Realizar ele é sempre uma descoberta, tanto para a cliente, que fica sabendo qual a sua cartela de cores, quanto para mim, que aprendo como deixar minha Neufórica (ainda) mais linda, radiante e iluminada.



O QUE É A ANÁLISE CROMÁTICA?


Esse serviço tem como principal objetivo descobrir as cores que valorizam a pele da cliente, dando um up no visual.


Existem diversos formatos e métodos para realizar a Análise Cromática, nós na Neuf - Consultoria de Imagem utilizamos o método Sazonal Expandido da Lu Ulrich do Studio Immagine. Levamos em consideração a Temperatura, Intensidade e Profundidade da pele, além do Contraste.




Cada cor tem um significado, comunica uma mensagem e nos passa alguma sensação.

Tem interesse em saber sua cartela de cor?



COMO É FEITO A ANÁLISE CROMÁTICA?

Nesse vídeo, eu explico todos os detalhes sobre o teste, ele é bem curtinho e vale muito a pena assistir, para entender tudinho.



BENEFÍCIOS DA ANÁLISE CROMÁTICA:



- Descobrir as cores que vão valorizar o tom da pele;


- Minimizar linhas de expressão;


- Ter a cartela de cor ajuda no momento da compra de novas peças;


- A cartela de cor traz as sugestões corretas para cabelo e maquiagem;



PRA QUEM É A ANÁLISE CROMÁTICA?



A análise cromática é indicada para vários tipos de pessoas. Pessoas que:


- Tem dificuldade de fazer combinações legais;

- Tem dúvidas sobre quais cores ficam legais;


- Querem conhecer um pouco mais sobre como valorizar seus pontos fortes;


- Querem saber como fazer melhores escolhas na hora da compra.


Agora vamos aprender um pouco melhor sobre os tipos de pele:


Pele Fria


Sobre peles de cores frias:


"O que é um tom de pele frio? Que maquiagem eu uso? E o meu cabelo, qual a cor ideal para ele?" São muitas as perguntas que antecedem um teste de análise cromática.


Por isso, gravei um vídeo especial falando sobre tons de pele fria para a gente conversar e tirar algumas dessas dúvidas. Se você quiser saber mais, comenta aí que a gente vai trocando uma ideia!

Pele Quente


Agora é hora de de falar sobre como harmonizar sua maquiagem, acessórios, cores de roupa e tonalidade de cabelo com as peles de tons quentes!



CORES QUENTES E CORES FRIAS


Muitas pessoas ainda não entendem esse conceito, mas de forma simples, podemos dizer que as cores quentes são aquelas que tem um fundo mais amarelado e as cores frias tem um fundo mais azulado. No círculo cromático, conseguimos ver uma divisão bem clara de uma metade com cores quentes e a outra metade com cores frias.


Dentro da Consultoria, trabalhamos os tons das cores, visto que uma só cor tem uma infinidade de tons, que variam de acordo com temperatura, profundidade e intensidade. E algo que ouvimos com frequência é: “será que tem azul na minha cartela?” ou “tomara que na minha cartela tenha verde”.

A verdade é que quase todas as cores estão presentes em todas as 12 cartelas. O que vai mudar é o tom de cada uma, especialmente no que diz respeito à temperatura de cores! Então vou colocar alguns exemplos aqui de tonalidades quentes (na parte de baixo) e frias (na parte de cima), para vocês visualizarem e entenderem um pouco mais.




Um fator importante de pontuar é que cor é referência, isso quer dizer que para afirmar com mais clareza se ela está numa tonalidade quente ou fria, é ideal compararmos a outro tom e analisarmos a diferença entre elas.

Trazendo isso para a realidade da Consultoria, a única maneira de dizer assertivamente a temperatura da pele de alguém é através do teste de Análise de Cor. Fazendo essa análise, você tem a real definição das características da sua pele, descobre a cartela de cores que mais favorece a sua beleza e mergulha ainda mais fundo no universo das cores!



COMO A ANÁLISE CROMÁTICA PODE AJUDAR NA ESCOLHA DE MAQUIAGEM E COLORAÇÃO DE CABELO?


Durante o teste de análise cromática também será avaliado as melhores cores para maquiagem e cabelo.


Com o seu resultado em mãos (após o teste de cor), poderemos juntas encontrar as marcas e cores de maquiagem que mais te valorizam e que vão dar um UP no seu visual. Na Neuf - Consultoria de Imagem, temos um serviço muito legal que se chama Desvendando suas Cores. Após o teste, uma de nossas consultoras te acompanha a um Shopping Center e realizar uma aula prática de coloração. Ela vai te mostrar novas combinações dentro de sua estação e você vai conseguir perceber na prática o poder que as cores tem. Esse passeio pode ser feito com ou sem compras e é um momento de diversão e grande aprendizado.


Outro assunto que nós mulheres nos interessamos muito é nosso cabelo (é Logicooooooo!!) E as Neufóricas sempre me perguntam; "Esse teste pode me ajudar com a coloração do meu cabelo". Vamos lá; Não somos especialistas em coloração de cabelo, nossa especialidade é roupa e podemos fazer um ótimo trabalho com maquiagem, mas conseguimos sim ajudar muito na escolha de um tom que valorize você e sua pele.



Pensando nisso a nossa musa Luciana Ulrich junto com a Silvana Lopes, criaram um material incrível de cabelo (incrível mesmo). É um Kit Mechas coloridas que nos ajuda muito na escolha de cores e cosméticos de cabelo. Tem sido maravilhoso utilizar e conseguir ajudar ainda mais nossas Neufóricas na análise de cores.








Entenda mais um pouco sobre a Análise Cromática na entrevista da consultora Juliana Berman para o canal da Cami Gaio.




E NO FINAL?


Ao final do teste, a cliente recebe uma cartela com as cores que mais a valorizam, Todos os detalhamentos de cor de roupa, cabelo, maquiagem e mistura de cores ideais.


Na cartela, vem as cores para serem melhores usadas e as que, principalmente, tenham a intensidade, profundidade e temperaturas harmônicas ao tipo de pele, cor e olhos da pessoa que foi avaliada. A cartela serve como um guia para a pessoa entender as características da pele dela. Usando as cores nos tons certos, é possível ver muitos efeitos positivos, como por exemplo: suavização da textura da pele, olheiras e marcas de expressão; valorização dos traços; aparência saudável; jovialidade, entre outros. A utilização das cores da cartela é indicada nas cores usadas perto do rosto, para cores de maquiagem e cabelos.



As cores estão o tempo todo ao nosso redor e podem ser ferramentas super poderosas quando o assunto é levantar o astral!

O Aplicativo MOSTY, traz conveniência e facilidade para nossas clientes. O celular é um item indispensável no nosso dia a dia, por isso utilizamos o MOSTY para compartilhar com nossas clientes todo o material que foi conversado no dia da Consultoria, assim você está sempre munida de informações para fazer as melhores escolhas.




A ANÁLISE CROMÁTICA PODE SER FEITA ONLINE?



Nós da Neuf - Consultoria de Imagem, não realizamos o serviço de Análise Cromática Online. Sabemos que algumas consultoras de imagem realizam esse serviço online, porém acreditamos que pessoalmente temos um resultado de maior qualidade e queremos entregar apenas o melhor para nossas #Neufóricas.


O CONTRASTE NA ANÁLISE CROMÁTICA:


Quando falamos em contraste pessoal, estamos falando da diferença entre o nosso tom de pele comparado ao tom dos nossos cabelos, sobrancelhas e olhos. Em algumas pessoas essa diferença é muito baixa, com todos esses elementos em tons muito próximos.



É o que acontece, por exemplo, com alguém de pele clara, com olhos, cabelos e sobrancelhas bem clarinhos. Quase não se vê diferença e essa pessoa tem um Baixo Contraste Claro. Ou seja, no caso dessa mulher de baixo contraste, é ideal que ela use peças de cores mais suaves e, em caso de estampa, que as cores sejam todas próximas no desenho, para não causar uma desarmonia com a sua beleza natural.





Existe também o Baixo Contraste Escuro que leva essas mesmas características de similaridade, porém, com pele, cabelo, olhos e sobrancelhas escuros.






Quando a diferença aumenta um pouco, o contraste sobe de nível e se torna um Médio Contraste, em que é possível identificar essa variação de tons no rosto de forma mais evidente do que no baixo









Por último, quando essa diferença aumenta muito, ou seja, uma pele clara, com cabelos e sobrancelhas bem escuros, temos o chamado Alto Contraste. É o tipo de pessoa que segura melhor a saturação de cores e as estampas mais contrastantes também, pois harmonizam bem com sua naturalidade.





Sempre devemos lembrar de replicar nas nossas peças um contraste similar ao nosso natural, mantendo a harmonia e valorizando nossa beleza.


Anotado?


Durante o teste de análise cromática, explicamos tudinho para nossas clientes, esse aprendizado ele é muito especial e vai te ajudar muito na hora das compras. ❤️





TENDÊNCIAS DE CORES PARA O VERÃO 2020 / 2021


No dia 06/09/2019 a Pantone publicou as cores que vão ser tendência para o Verão do ano que vem. Esse é um estudo de cores que são as mais usadas pelos estilistas nos Fashion Weeks. É legal a gente conhecer e encontrar o que se adapta na nossa cartela, pois provavelmente vamos encontrar muitas peças nas próximas coleções. Na verdade hoje a importância da harmonia de cores é tão grande que influencia outras indústrias além da moda.




COR PANTONE 2020


Depois de muitas inovações, como neo mint e o rosa millenium, a Pantone resolveu apostar no básico, no simples, no sem firulas ao escolher a cor para 2020: Azul Clássico.

Em tempos de tanta informação, tantas novas tecnologias e distrações, nada melhor do que focar no que é essencial, no clássico, no que todo mundo consegue entender sem sacrifícios.

E essa escolha da cor não é só uma escolha de cor, é a simbologia dos novos tempos que vêm por aí. “Classic Blue, é uma cor sólida e confiável, expressa verdade, fé e consistência, assim como oferece proteção, qualidades que despertam calma e confiança”, escreveram no comunicado que anunciava a cor de 2020.

Eu fiquei feliz com a escolha, pois sinaliza que estamos no caminho certo, pois eu acredito que a consultoria de imagem - e ela é afetada diretamente pelas cores - também tem se voltado cada vez mais para o que é essencial.

Na Neuf, por exemplo, mostramos sempre para as nossas clientes que é preciso olhar para dentro, para o que é genuíno e simples, para poder colocarmos isso para fora através da nossa imagem.

Então, que venha o azul clássico!


Se tem interesse em saber um pouco mais sobre a análise cromática teste e o mundo das cores, confere esse post que responde as 10 perguntas mais comuns sobre esse serviço.


Como escolher uma consultora de imagem?


É muito importante procurar profissionais capacitadas que irão te dar o suporte necessário nesse seu momento de transformação, existem muitos cursos e muitas profissionais no mercado. Temos no Brasil a AICI (Associação Internacional dos Consultores de Imagem) e a FIPI (Federation of Imagine Professionals International) que fazem um trabalho de certificação e desenvolvimento da profissão.

Outra boa opção é buscar depoimentos e referência de pessoas que já realizaram o serviço, esse será o melhor termômetro para que você entenda a satisfação com relação a consultora. Você pode encontrar esses depoimentos no Facebook ou Google.

O mais importante é encontrar alguém que você se sinta muito bem. Durante a realização do trabalho você vai precisar ter bastante confiança e a consultora vai fazer um papel de psicóloga, por isso procure uma opção que te encante.


Conheça as Consultoras de Imagem da Neuf.



Perguntas sobre a análise cromática que sempre ouvimos de nossas Neufóricas amadas.


E o que tem na cartela de cromática?


Ela te mostra as suas cores premium, que são aquelas que mais te favorecem, que vão te deixar maravilhosa! Se você tiver que escolher um vestido, por exemplo, aposte nessas cores e você vai arrasar! Te mostra também os seus tons de nude. O que vai mudar: peles quentes terão nudes mais amarelados. Peles frias terão nudes mais rosados. A cartela te mostra também os seus tons neutros. Nem todas as pessoas têm o branco e o preto na cartela. O neutro pode ser o off-white, tons terrosos, nas cartelas quentes; e um cinza, um rosadinho nas cartelas frias.


A cartela cromática traz todas as suas cores recomendadas, dos tons mais claros aos mais escuros.


As suas cores de make e de cabelo.


E, no final, traz combinações de cores pra te inspirar. Desde as combinações entre os neutros pra quem está começando, até combinações mais contrastantes e mais ousadas. E vale combinar tudo: roupa, acessórios, sapato.


Então terei cores que eu estarei proibida de usar depois do teste?


Não! Você não precisa se desfazer de nenhuma roupa caso a cor dela não esteja na sua cartela.


Primeiro, o foco é na parte de cima, nas cores que estão próximas ao seu rosto. Não te prejudica tanto usar uma cor fora da sua cartela na parte de baixo.


Segundo, se você tem uma blusa ou um vestido fora da cartela, a ideia é equilibrar com acessórios e make na cor correta.


E se eu descobrir que só tenho roupas nas cores fora da minha cartela? Ou se eu não gostar da minha cartela?


Pela minha experiência nos atendimentos, a gente tem um feeling do que combina melhor com a gente mesma. Muitas vezes a gente coloca uma roupa que viu no Instagram, na vitrine, e sente que não caiu bem, por algum motivo. A gente sente que não nos valorizou. E muitas vezes pode ser a cor. E se acontecer de você ter muitas peças fora da cartela, não precisa ficar desesperada. Eu te ajudo a ir equilibrando com os acessórios, com a make. E te garanto que você vai ver a diferença. Às vezes a gente nunca experimentou determinada cor e no teste percebe que fica linda. Só peço pra cliente vir de coração aberto.


Fora que a cartela vai te dar muitas possibilidades de cores. Se você não gosta de amarelo, por exemplo, vai ter um mundo de outras possibilidades para usar.


As cartelas frias terão mais pigmento azul, puxarão mais para o rosa. E as cartelas quentes terão mais pigmento amarelo, puxando mais pro coral, pros terrosos. E, por exemplo, existe um rosa mais quente. Ele aparece na cartela quente também.


Como combinar cores usando o círculo cromático?


Bom, a análise cromática já é um ponta pé inicial. Além de descobrir quais cores harmonizam com a natureza da sua pele, cada cartela traz algumas sugestões de combinações pra que você consiga se inspirar e colocar em prática o que aprendeu durante o teste.

Mas o pulo do gato é aliar a cartela de cor ao círculo cromático - que é uma ferramenta muito usada por designers, publicitários, arquitetos, estilistas, consultoras de estilo e stylists.


Nesse post você pode aprende sobre as combinações cromáticas (monocromática, análoga, complementar e tríade).


Como as cores podem ajudar no meu dia?


As cores estão o tempo todo ao nosso redor e podem ser ferramentas super poderosas quando o assunto é levantar o astral! Quer saber como?


Cada cor tem um significado, comunica uma mensagem e nos passa alguma sensação. Então, nesse período de quarentena, por que não se aprofundar nisso e descobrir mais sobre esse universo colorido? Temos certeza que trazer mais cor pro seu dia, vai te ajudar a enxergar as coisas com um outro olhar.


Lembrando que as cores tem uma diversidade enorme de tons, que variam dos mais suaves aos mais intensos, dos mais frios aos mais quentes e dos mais escuros aos mais claros, e seria impossível falar de todos eles aqui.




Vem com a gente conhecer as cores que mais te valorizam.



Juliana Berman

► Inscreva-se no canal! http://bit.ly/youtubeneuf

► Instagram: http://instagram.com/ju.berman

► Blog: https://www.styleneuf.com/blog



Quem é Juliana Berman:



Trabalhar por mais de 10 anos em agência de publicidade me trouxe um olhar criativo sobre a forma visual com que as marcas se comunicam. E foi assim que comecei a me encantar com a força que a imagem tem em praticamente todos os universos e a analisar menos as marcas e mais as pessoas, principalmente na mensagem passada através do que cada uma veste. Ao morar em Toronto, a pesquisa tornou-se fundamental para fazer a imersão em um novo “mundo”, e foi onde pude viver novas possibilidades criativas, deixando para trás ideias pré-concebidas e ultrapassadas. 

Quando voltei para o Brasil, estava decidida a me desafiar e iniciar uma carreira como Consultora de Imagem e Estilo. Conhecer Ilana Berenholc, Cris Pinheiro Guimarães, Marcia Crivorot, Silvia Scigliano e Luciana Ulrich atestou a minha nova trajetória, me levando a fazer novas descobertas e a estudar em novos territórios, como São Paulo, Rio de Janeiro e em Nova York, onde estudei na FIT (Fashion Institute of Technology) e trabalhei no backstage da New York Fashion Week.


  • Consultora Certificada AICI

  • Consultora Associada FIPI

  • Colunista Superela

Cursos realizados por Juliana Berman para se tornar uma Consultora de Imagem:


STYLE .INT - Ilana Berenholc

https://ilanaberenholc.com

STYLE .ING - Ilana Berenholc e Cris Pinheiro Guimarães

https://ilanaberenholc.com

CURSO DE COLORAÇÃO - Studio Immagine

https://studioimmagine.com.br

CURSO 4 TALKS

https://studioimmagine.com.br

NY FASHION TOUR

https://crivorotscigliano.com/ny-fashion-tour/

FASHION STYLING - Studio Immagine

https://studioimmagine.com.br




SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram