• Blog da Neuf

Como colocar originalidade nos looks corporativos

Por Stela Moncaio



Dependendo de onde você trabalhe, se for um local que tenha um dress code, ou seja, um código de vestir, mais formal, pode ser difícil imprimir originalidade aos looks corporativos. E, se você for uma pessoa que curte um pouco de autenticidade no vestir, isso pode incomodar e até ser um fator que te desmotive a ponto de impactar negativamente sua performance profissional.

Claro que nem tudo é permitido nos ambientes mais formais, marcadamente mais clássicos e tradicionais, quando falamos de estilo. Mas é sim possível adicionar um pouco de originalidade às composições corporativas. Listamos 4 dicas para te ajudar nesse desafio:



1- CORES

Se você não pode usar formas diferentes, use cores diferentes nas formas usuais, ou seja, opte por peças de alfaiataria em cores menos tradicionais. Fuja das cores acromáticas - preto, branco, cinzas, marrons, beges e suas variações - e se jogue nas cores coloridas! Se souber sua cartela de coloração pessoal, melhor ainda!

Você também pode combinar as cores de forma menos óbvia:

Se optar por uma combinação monocromática, ouse misturando intensidade (cores intensas com cores suaves) ou profundidade (cores claras e cores escuras) diferentes. Às vezes, é fácil obter esse efeito apenas misturando peças feitas de materiais diferentes, como seda e couro, por exemplo;


Combinações contrastantes, como as complementares, são mais impactantes e ousadas e, por isso, comunicam criatividade e extroversão;


Combinações contrastantes, como as complementares, são mais impactantes e ousadas e, por isso, comunicam criatividade e extroversão;


Tenha em mente que quanto mais cores em uma composição, maior sua tendência à informalidade. É o caso das combinações triádicas, especialmente se usar cores mais intensas e vibrantes. Para composições mais formais, opte por cores mais escuras e opacas;



Mistura de estampas também cabe, mas tenha atenção: use estampas com menos cores e também dê preferência às mais escuras e opacas. Tenha atenção, também, ao tamanho, contraste e tipo dos elementos que compõem a sua estampa, ok?


2- ALFAIATARIA MENOS TRADICIONAL


Outra opção interessante é buscar peças de alfaiataria que ofereçam uma modelagem mais moderna e menos tradicional. É possível encontrar blazers com detalhes diferenciados ou até inesperados. Eventualmente, um comprimento alongado já tira a peça do óbvio e adiciona mais personalidade à composição.


3 - SOBREPOSIÇÕES


Sobrepor peças em composições bem equilibradas pode ser uma forma interessante de adicionar originalidade aos looks. Tricôs sobre camisas, camisas debaixo de vestidos ou até vestidos sobre calças podem ser formas criativas de revisitar a velha maneira de usar suas peças mais formais.



4- ACESSÓRIOS



Brincar com acessórios também pode ser uma forma divertida e acessível de trazer autenticidade para os looks escritório. Colares, brincos, braceletes, lenços e cintos, especialmente se usados de uma forma menos usual, agregam criatividade às composições mais tradicionais.




Cintos podem ser usados para acinturar blazers, broches podem aparecer na amarração de lenços ou no stylling de mangas, braceletes podem ser usados sobre os punhos de camisas, dando destaque à eles. Escolha materiais e estilos de acessórios que tenham a ver com você e se jogue!






SIGA-NOS

  • Whatsapp Neuf
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram