23 de jul de 20212 min

A atemporalidade do homem do estilo Clássico

Por Tay Fernandes

Sendo o estilo clássico um dos mais tradicionais quando falamos dos sete estilos universais, é de se imaginar que o homem que carrega este estilo tenha como prioridade uma imagem bastante alinhada aos seus princípios e busque se comunicar através de peças elegantes e atemporais.

As peças comumente encontradas no armário clássico são as camisas brancas de lapela estruturada, camisas polo, calças e bermudas de alfaiataria, blazers – em geral em tons de azul marinho, preto e cinza – e casacos de tweed.

Em se tratando da comunicação não verbal através das roupas, o homem clássico busca trazer elementos que possuam tradição no armário masculino, tais como lenços no paletó e o uso do colete embaixo do blazer.

Seus sapatos traduzem sua personalidade, sendo suas escolhas modelos como oxford para momentos formais e o penny loafer para os momentos casuais.

Um ponto relevante se tratando de sapatos é a escolha das meias: aqui regras como a meia da mesma cor da calça ou do sapato prevalecem.

Os relógios analógicos também se fazem presentes, uma vez que conseguem reforçar o lado mais formal deste homem.

Já se tratando de bolsas, a prioridade é trazer peças que possuam recortes estruturados e bastante quadrados, como por exemplo as pastas de couro.

Falando sobre cores, as escolhas mais comuns dentro do estilo clássico são os tons acromáticos, ou seja, tons de preto, branco, cinza, bege e marrom.

Já no círculo cromático, tons de vermelho escuro, vinho, azul marinho e verde musgo predominam nas gravatas e suéteres.

Por aqui as estampas favoritas são o xadrez, a risca de giz e o Paisley nas gravatas.

O contraste de tudo isso é, em geral, médio para baixo e os tons são em geral suaves e escuros, comunicando assim discrição e tradição.

8